SIMETRIA NARRATIVA NA IMAGEM DE UM FILME


É possível ensinar alguém a ser um artista? Em uma entrevista feita com o diretor Harmony Korine – do qual sou fã completo –, ele responde que atualmente todos aqueles "filhinhos de papai" que no passado cursavam medicina ou direito, nos dias de hoje estão entrando em faculdades de cinema. Korine veio das ruas, nunca estudou qual o melhor movimento que uma câmera deve fazer para filmar uma cena, por isso ele defende seu estilo. "Quer ser um diretor de cinema? Então viaje, trabalhe como garçom, conheça gente de verdade", ele responde.

Não há dúvidas que Korine é completamente diferente de Kubrick e que ambos têm importância para a sétima arte. Kubrick ficou famoso por ser totalmente meticuloso com seu trabalho e às vezes repetir vinte vezes o mesmo take até conseguir o que queria. O vídeo criado por Jacob T. Swinney mostra quanto de planejamento pode estar por trás de cada frame de um filme – especialmente na abertura e no encerramento. Algumas aberturas são idênticas ao finais, enquanto outras são totalmente diferentes. Mas elas sempre servem para comunicar algo chave da história.

O vídeo conta com 55 filmes, incluindo Clube da Luta, Titanic, O Mestre, Shame, entre outros, todos americanos. Talvez seja um formato da escola de cinema americana, talvez um modelo ou talvez seja a revelação do fluxo natural da mente criativa.

Com certeza vai ter muito moleque agora numa sala de aula mostrando esse vídeo e dizendo como que deve ser feito e porque deve ser feito assim.

Oh my Godard. 

PS: Perceba como em Birdman tudo se fecha.





pardal.pngGABRIEL PARDAL
Escritor, artista gráfico e editor do ORNITORRINCO


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